GRUPO GERADORES

 

“Inovação, Eficiência e Durabilidade”

 

 

MOTORES A GÁS

Motores a gás possuem um regime de operação diferente dos motores a diesel, principalmente para operação em base load (regime contínuo com carga total).  Dessa forma, não basta “retificar” o motor para funcionamento no regime ciclo Otto usinando os cabeçotes e os pistões.

Fabricar um motor 100% a gás exige uma industrialização total com redimensionamento do sistema de arrefecimento e lubrificação, dimensionamento correto da turbina, desenvolvimento da ignição e injeção eletrônica, pois o mais importante é que, para cada tipo de gás, existe uma calibração diferente para o correto funcionamento e durabilidade do motor.

Os motores industrializados na ERBR são testados através da utilização de um dinamômetro para potências até 1000 hp e os grupos geradores montados são testados através da utilização de um banco simulador de cargas, ou seja, o equipamento é entregue ao cliente com 100% de garantia de qualidade e operação.

BIOGÁS, BIOMETANO, GÁS NATURAL, SYNGAS, hidrogênio e glp

Os grupos geradores foram projetados para operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, em regime de carga variável ou em base load (contínua com carga total) para geração distribuída e são equipados e configurados com “kits de injeção e controle” exclusivos para cada tipo de gás disponível.

Podem operar conectados em paralelo para atender às grandes demandas de energia, onde não há limites de equipamentos. A parada por qualquer motivo de um ou mais equipamentos não impede a continuidade do funcionamento dos outros.

A potência (kW/h) a ser gerada diariamente depende diretamente da disponibilidade e a qualidade do biogás, ou seja, o volume produzido (Nm3/h) e a quantidade de metano (CH4) presente no biogás.

Os custos de manutenção são baixos, pois todos os componentes estão disponíveis em todo território nacional.

FILTRAGEM DOS GASES COMBUSTÍVEIS

Para cada tipo de gás a ser utilizado, o aspecto mais importante a ser observado é a presença de contaminantes nocivos ao motor que devem ser filtrados, por exemplo:

  • H2S Gás sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico): pode ser encontrado em quantidades variáveis no BIOGÁS, SYNGAS e GÁS NATURAL DE “POÇO MADURO”;
  • SOX compostos de siloxanos cíclicos e lineares: podem ser encontrados em quantidades variáveis no BIOGÁS produzido em aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto;
  • ALCATRÃO:  pode ser encontrado em quantidades variáveis no SYNGAS através da gaseificação principalmente de derivados de madeira.

 

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