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SISTEMA BI-COMBUSTÍVEL – DIESEL & GÁS

BI-COMBUSTÍVEL É A COMBUSTÃO SIMULTÂNEA DE DOIS COMBUSTÍVEIS

Com a instalação do sistema, o motor do grupo gerador é capaz de operar com uma mistura de óleo diesel e GÁS, que pode chegar a 20% diesel e 80% gás e na média algo em torno de 35% diesel e 65% gás. Isto depende de fatores como a qualidade do gás (gás natural, biometano, Syngas, GLP), modelo de motor e aplicação.

IMPORTANTE:

Como funciona?

Desenho

Não é possível utilizar 100% de gás, pois motores a gás utilizam velas e um sistema de ignição para facilitar a combustão da mistura ar-gás, pois a temperatura de ignição do gás é muito elevada (cerca de 700 graus Celsius).

O curso de compressão do motor diesel não consegue gerar A temperatura necessária para ignição de gás a 100%.

No sistema o diesel assume esta função, ou seja, a de produzir o início da combustão do gás, que é o combustível principal, e a partir deste ponto começa a ocorrer uma substituição gradativa de óleo Diesel por GÁS, aumentando o rendimento da combustão até os níveis considerados seguros para a aplicação.

Por que utilizar?

Além da questão do custo, existe um fator muito importante representado pela necessidade que o Brasil tem em reduzir as emissões dos gases de efeito estufa, onde grande parte é gerada pelos motores a combustão onde os motores a diesel representam a maior preocupação.

Legislação Ambiental!

As grandes cidades já estão implantando em seu código de postura ambiental leis que regulamentam os limites de emissões para os grupos geradores a diesel.

Isto tem levado os usuários a um tipo de problema ao qual não estavam acostumados, ou seja, reduzir as emissões dos seus grupos geradores de energia elétrica sob a pena de perderem a licença ambiental para funcionamento.

As soluções para redução de emissões passam pelas seguintes opções:

  1. Troca do motor diesel por outro motor diesel com as tecnologias para atender a norma EURO 5;
  2. Troca do grupo gerador a diesel por outro modelo com combustível menos poluente (gás, álcool, etc.);
  3. Instalação de oxicatalisadores para redução das emissões – alto custo de aquisição e manutenção e não reduzem os custos operacionais;
  4. Instalação do sistema "Bi-Combustível", cuja aplicação se torna extremamente viável em função da redução dos custos operacionais e redução nas emissões dos gases poluentes e rápido retorno dos investimentos.
TECNOLOGIA ER-BR

A ER-BR homologou para o Brasil um conjunto de soluções baseadas em tecnologias inovadoras que estão em uso nos Estados Unidos e nos principais países da Europa e Ásia a mais de uma década.

Características principais:

  1. Modelos disponíveis para aplicações que variam de 100 kW a 6000 kW;
  2. Permite ao usuário a flexibilidade da escolha entre o diesel e o diesel/gás levando em consideração preço ou disponibilidade de combustível, entre outras considerações operacionais;
  3. O sistema mantém o desempenho do motor tão bom quanto os motores a 100% diesel em fatores como eficiência, estabilidade e capacidade de força;
  4. A mistura gradual dos combustíveis é imperceptível não interrompendo o funcionamento do motor;
  5. O sistema mantém os níveis de carga entre os limites do motor, e nas operações acima do limite de carga programado, o motor é automaticamente colocado no modo 100% diesel, evitando assim a necessidade de reduzir a capacidade do motor;
  6. O sistema utiliza controle eletrônico e de monitoração que mapeia parâmetros indispensáveis no motor e ativa ou desativa o modo gás de acordo com limites programados, alterando automaticamente o nível de mistura do gás para aperfeiçoar o desempenho em qualquer nível de carga.
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